setembro 30, 2004

O ranking de imbecis

A escola Secundária Dona Maria ganhou o ranking das melhores secundárias do país. Nesta escola apenas 16 alunos do 12º ano não entraram na universidade . De resto, tudo entrou onde queria, medicinas e o catano. Enfim, um regalo para a escola e para quem lá anda. Mas continuo a me perguntar: e a formação humana, onde é que ela está?

Este ranking vale o que vale: nada. A educação em Portugal preocupa-se em formar alunos para as universidades, as escolas são valorizadas pelas remessas de alunos que envia para as universidades. Mas formar cidadãos, indíviduos com opiniões válidas é que não.

O ensino secundário português forma imbecis. E quanto mais evoluida fôr a escola no ranking, mais imbecis forma.

Pergunto se em toda aquela gente que entrou em medicina, em dentária ou farmácia se alguma vez leram um poema - um que seja - sem terem sido obrigados por algum professor. Pergunto se alguém ali se preocupou em ver o mundo que os rodeia, de ver despreocupadamente TV (o maior meio educativo que conheço), ou viver despreocupadamente durante alguns momentos. Ler um livro de filosofia apenas pelo prazer de o fazer.

Muito poucos, garanto eu. O sistema educativo português não o permite.
RG

Publicado por Rui em setembro 30, 2004 01:55 PM
Comentários

Caríssimo,

E a culpa disso tudo é do secundário? Quanto mais alto estiver a escola mais imbecis serão os alunos?

Não me parece lógico esse nexo de causalidade. O facto de a escola estar bem posicionada no ranking significa apenas que cumpre os objectivos de preparar os alunos para os exames. Agora, que raio te leva a concluir que os alunos de escolas que têm piores resultados serão todos poetas e indivíduos de opiniões? Talvez se tivessem tantas opiniões tivessem melhores resultados

E talvez o facto de uma escola desempenhar bem um dos seus objectivos seja antes um indicador de que também desempenhará bem outros.

Mas isso é a minha opinião, que não percebo nada disto.

Afixado por: sniper em setembro 30, 2004 06:44 PM

Caro Sniper:

De facto, as minhas conclusões podem ser consideradas absurdas, sou o primeiro a dar a mão à palmatória.

Ainda bem que as nossas escolas não formam só poetas, não é essa a questão que ponho. a questão é que as escolas secundárias não se preocupam em formar cidadãos, apenas alunos para universidade. Isso é perverso, sem dúvida.

Afixado por: Rui em setembro 30, 2004 06:53 PM

É, tocas num ponto delicado. descontado algum radicalismo, concordo que são preocupantes estas fornadas de marrões que vão saindo das secundárias. No D. Maria, os gajos têm explicações a TUDO, metem recursos por décimas... É uma escola em que os professores se sentem muito pressionados pelos alunos (o que é mais ou menos como se as ovelhas pressionasem os lobos para serem mais eficazes). isto lá é normal? Tou contigo...
Pasa no Tapor.
Porco Mor

Afixado por: Porco Mor em outubro 2, 2004 12:46 AM

Discordo dessa preparação para a Universidade que dizes existir na generalidade. Eu não me senti nada preparada quando entrei na faculadade. Tanto a nível de conhecimentos como a nível humano. A frieza dos professores assustou-me e acho realmente que deveria haver uma melhor preparação que minimizasse o choque!

Quanto ao D. Maria, não podes estar mais enganado... É uma optima escola que se preocupa com o sucesso escolar dos alunos, entre outras coisas.
Não deveria ser esse o objectivo? Mesmo quando falamos de ensino superior?

Afixado por: Andreia em outubro 2, 2004 04:36 AM

Caro Porco Mor,

Acho muito bem que os alunos levem as coisas bem a sério, pressionem os professores e complementem a sua preparação. Pelo menos que sejam profissionais naquilo que fazem. Afinal, é o seu futuro que está em jogo e, se estabelecem esses objectivos, só posso aplaudir que dêem o máximo para os atingir.

Às vezes olho para trás e sei que deveria ter sido um pouco mais assim em algumas situações.

Abraço,

sniper

Afixado por: sniper em outubro 6, 2004 12:10 PM

É pena que discrimine as pessoas pela média com que acabaram o secundário ou pelo curso que frequentam. Cursos de Medicina, Medicina Dentária ou Farmácia, exigem tanto marranço como qualquer outro curso, e como em todos os cursos existem pessoas k marram mais e outras menos, e nem por isso deixam de sentir, amar ou viver.
Vejo também que deve ter muito pouco contacto com estudantes dessa área, pois caso contrario teria consciência que tal como os outros estudantes, têm as suas festas, lêem os seus livros, de poesia ou ñ, e observam e sentem o mundo tal como os outros.
Pergunto lhe também se já algum dia leu um tratado de fisiologia, apenas pelo gosto de perceber melhor como funciona o organismo da pessoa que está o seu lado, algum dia pensou em aprender a usar 1 esfigmomanómetro apenas pelo prazer de poder ajudar algum familiar ou vizinho?
Concordo que o sistema de ensino em Portugal anda bem pior que mal, mas não é por isso que devemos apontar o dedo aqueles que têm sucesso escolar, nem muito menos associar esse sucesso a desumanidade.

Abraço.

Afixado por: Dharma em outubro 6, 2004 08:00 PM

Ensinar, meu filho, ensinar, e não educar.

Afixado por: Outro em outubro 10, 2004 12:07 AM

a resposta em http://a-tasca.blogspot.com/

Afixado por: sornas em outubro 15, 2004 02:08 AM

ai ai...
o ensino em Portugal não é mto diferente do ensino no Brasil então...
aqui no Brasil.. só entra nas Universidades publicar quem tem dinheiro pra pagar uma escola de boa qualidade (escola particular) para os filhos...
e só entre nas universidades pagar quem tem dinheiro pra pagar a mensalidade...
meio ironico não??
onde eu moro as escolas particulares ficam disputamdo quem coloca mais alunos nas universidades.... e quando um aluno entra em 1° lugar a escola faz propaganda em cima dele por +/- uns 2 anos....
ninguem merece uma coisa destas..

Afixado por: donnovan em janeiro 5, 2005 02:16 AM